PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 12623 > SOCIAL CENTRO DE LANçAMENTO DE ALCâNTARA PROMOVE SEGUNDA CAMPANHA DE DOAçãO DE SANGUE EM 2012

SOCIAL

Centro de Lançamento de Alcântara promove segunda campanha de doação de sangue em 2012

Publicado: 2012-09-17 13:27:00

Com objetivo de conscientizar o efetivo acerca da importância da doação de sangue, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, nos dias 12 e 13 de setembro, a segunda campanha de doação de 2012. A atividade contou com o apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) que realizou a coleta de sangue em militares e civis do efetivo da unidade da Força Aérea no Maranhão. Durante a campanha foram coletadas 137 bolsas de sangue com capacidade de 450 ml cada.

Para realizar a doação, os voluntários passaram por uma triagem com a realização de testes de anemia e verificação da pressão arterial, pulso, temperatura e peso. Logo em seguida, passaram por uma bateria de perguntas confidencial e sigilosa referente a comportamentos e hábitos comuns, histórico de doenças, realização de procedimentos cirúrgicos. Tais informações são necessárias para garantir a confiabilidade do material coletado. Depois de passarem pela triagem, os doadores realizaram o procedimento de coleta que dura no máximo 15 minutos. 

A ação contou com a participação da turma de recrutas do segundo semestre de 2012 em formação no Centro. A doação de sangue é um ato solidário que salva vidas. Além disso, é extremamente segura, pois todo material utilizado é estéril e descartável. Não há riscos de contrair doenças doando sangue.